Alguns dizem que esta receita é um petisco, outros que é uma salada, o que sabemos é que o comer tem um nome bem peculiar, porque assim o chamam em toda Portugal: punheta de bacalhau.
A receita em si é composta de bacalhau cru temperado, pode-se dizer também que é uma espécie de ceviche, bem fácil de preparar e ideal para comer acompanhado de pão.
Dizem que a origem deste nome vem de tirar as lascas e espinhas do bacalhau seco, dessalgar manualmente, espremer, após deixar um certo tempo de molho, e todos esses sucessivos atos de fazer força com punhos e usar as mãos inclusive para temperar os ingredientes fizeram com que a receita recebesse esse nome. Hoje, já não precisamos mais usar as mãos na hora de misturar os ingredientes.
Há quem o denomine de Espinheta e a justificativa seria porque o prato não tem espinhas, os mais modernos o chamam de ceviche.
O certo é que se trata de um petisco bem popular de origem medieval muito preparado nas aldeias portuguesas, bem como, pelos viajantes da época, uma vez que naquele tempo o peixe tinha preço mais acessível e maior durabilidade nas longas viagens, por isso, até hoje, em Portugal não questionamos o nome da receita.
Feitas as devidas explicações acerca da receita, o porquê de levar este nome exótico, agora chegou a hora de falar dos ingredientes que compõem a mesma.
Antigamente os principais ingredientes eram o bacalhau cru, a cebola, alho e azeite, a pimenta à época era uma especiaria de luxo e não era utilizada pela população, porém, com o passar dos anos, tal qual acontece com qualquer receita popular, ela sofreu modificações e as pessoas foram adicionando broas, azeitonas, tomates, salsa e outros ingredientes de gosto pessoal.
Ao falar especificamente sobre a minha versão da receita, não adiciono o alho nos ingredientes por gosto pessoal, pois não gosto da combinação cebola e alho crus, para o meu paladar fica um pouco forte, todavia, se quem for preparar gostar dos 2 ingrediente crus no mesmo comer, fique à vontade em adicionar.
Os ingredientes que usei nesta receita foram: bacalhau cru, cebola, tomate, azeite, vinagre, azeitonas, salsa, pimenta e sal (se necessário).
Ingredientes:
- Bacalhau desfiado a gosto
- 3 Tomates médios cortados a meia lua
- Azeitonas a gosto
- Salsa picada a gosto
- Azeite a gosto
- Sal fino
- Pimenta moída
- 1 Cebola média cortada a meia lua
Preparação:
- Ponha o bacalhau de molho numa tigela por 4 horas
- Após as 4 horas retire o bacalhau de molho e esprema deixando-o bem seco.
- Em outra tigela adicione o vinagre, acrescente o tomate, a cebola, o bacalhau desfiado, o azeite e a pimenta moída.
- Com a ajuda de dois garfos misture bem todos os ingredientes.
- De seguida prove para verificar se há necessidade de adicionar mais temperos, como por exemplo, sal, vinagre, pimenta ou azeite.
- Caso precise, adicione e deixe ele ao seu gosto.
- Acrescente azeitonas, se gostar, e decore com salsa picada.
Opção nº 2
Ingredientes
- 2 postas bacalhau cru
- 500 g batatas
- 2 cebolas médias
- 2 dentes alho
- 3 tomates
- 1 pepino
- 1.50 dl azeite
- 2.50 chávena colorau
- q.b. vinagre
Como fazer Punheta de Bacalhau
- Desfie o bacalhau em seco e ponha-o a demolhar em água fria, durante uma noite, juntamente com duas colheres de sopa de colorau.
- No dia seguinte escorra-o bem, enxugue-o e coloque-o numa saladeira funda, separando-o.
- Descasque as batatas, corte-as aos cubos e coza-as em água temperada de sal. Depois de cozidas escorra-as bem.
- Entretanto descasque a cebola e os alhos, pique e junte a um molho feito com azeite e vinagre e uma colher de chá de colorau.
- Lave e corte aos cubos o tomate e pepino. Junte-os ao bacalhau, assim como as batatas. Misture e regue com o molho preparado e sirva.