Curiosidades Sobre Vinhos

Quer impressionar os amigos com os seus conhecimentos sobre vinho no próximo jantar? Aqui ficam algumas curiosidades que pode partilhar com eles enquanto saboreia descontraidamente um bom copo de vinho!

 

  1. Amadurecer vs Envelhecer

Amadurecer e envelhecer não são a mesma coisa, uma vez que o processo de amadurecimento dos vinhos ocorre enquanto estes se encontram guardados em barris de carvalho ou em vasilhas de aço inoxidável, o envelhecimento sucede após os mesmos serem engarrafados.

  1. Guardar Vinho

A cozinha é a pior divisão da casa para se guardar o vinho, pois a temperatura ambiente costuma ser mais alta do que a ideal devido aos electrodomésticos que emitem calor. O interior dos frigoríficos – por norma – é também frio demais.

  1. Aroma ou Bouquet

São duas coisas distintas! Os especialistas na arte de apreciar vinho atribuem o termo aroma à avaliação do cheiro de um vinho jovem e bouquet ao cheiro de um vinho envelhecido.

  1. Vinho e Mulheres

As mulheres são mais susceptíveis aos efeitos da bebida, uma vez que têm a enzima necessária para metabolizar o álcool no organismo em menor quantidade que os homens. Como processam o vinho mais lentamente, o efeito é mais prolongado.

  1. Uvas tintas, Vinho tinto?

O vinho branco também pode ser feito de uvas tintas!

A coloração de um vinho é definida pela extracção de pigmentos presentes na casca da uva, derivado do contacto que existe entre a casca e o sumo de uva. No caso do vinho branco esta interacção de casca e sumo não faz parte do seu processo de fermentação.

  1. Medo de Vinho

Embora não seja algo muito comum, existem algumas pessoas têm medo de vinho! Esta fobia designa-se de “oenophobia” e caracteriza o medo de vinho ou ansiedade relacionada com vinho.

Gostou desta receita? Vote, Comente, Partilhe-a com os seus contatos!