
Ingredientes:
- 1 kg farinha tipo 65
- 3 ovos
- 15 g levedura seca
- 250 ml leite
- 1 kg açúcar amarelo
- 25 ml aguardente
- 250 g manteiga
- 60 g banha de porco
- 45 g canela em pó
- 1 c. sopa de erva-doce em pó
- Raspa de 1 limão
- 1 folha de papel vegetal
- 1 c. chá de sal
Preparação:
- Numa taça, coloque os ovos, 150 ml de leite morno, 125g de farinha e a levedura seca. Misture tudo muito bem, tape e deixe levedar durante cerca de 15 minutos.
- À mistura anterior junte 650 g de farinha, 100 ml de leite morno, 60 g de manteiga derretida, 20 g de banha derretida, 180g de açúcar amarelo, a aguardente, 1 colher de sopa de canela em pó, 1 colher de sopa de erva-doce em pó, raspa de 1 limão e o sal. Amasse muito bem até obter uma massa homogénea. Tape e deixe levedar durante 1 hora.
- Entretanto, ligue o forno a 175 ºC.
- Unte com banha duas formas de alumínio ou tachos de tamanho nº 14, disponha no fundo uma rodela de papel vegetal e salpique a forma com açúcar amarelo.
- Divida a massa em duas partes iguais (para fazer dois folares de tamanho médio).
- Divida cada parte da massa em doze bolinhas. Estique uma bolinha numa superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo de cozinha, até obter um disco de massa no tamanho do diâmetro da forma.
- Coloque um disco de massa na forma, regue com duas colheres de sopa de manteiga derretida, salpique com uma mão de açúcar amarelo e polvilhe com canela em pó a gosto.
- Repetir o processo até terminar as doze camadas de massa, sendo que a última camada se rega apenas com um pouco de manteiga derretida.
- Retire do forno e deixe repousar durante uns 10 minutos.
- Para desenformar coloque um prato sobre a forma e vire-a ao contrário.



