Nesta altura do ano o nosso imaginário já viaja através dos enfeites de Natal, da árvore decorada com luzes a piscar e dos embrulhos com fitas coloridas.
Começamos a pensar na toalha que vamos pôr na mesa e no que vamos cozinhar. Claro que todos os detalhes são importantes mas os doces são talvez o que mais nos fascina. Aquelas iguarias que só aparecem nesta data e pelas quais esperamos todo o ano.
Assim surgem as Broas, ela podem ser de azeite, de mel, de erva doce, de milho, castelares, com frutas, com nozes ou com amêndoas todas são bem vindas na mesa de Natal.
Este ano escolhemos Broas de Batata-doce, elas são muito fáceis e rápidas de fazer e têm uma textura suave e aveludada, vão ficar óptimas na mesa de Natal e ninguém as vai recusar na hora de servir o café.
Ingredientes:
(para 40 unidades)
- 350g de batata-doce
- 300g de açúcar
- 270g de farinha tipo55
- 50g de manteiga derretida
- 1 ovo XL
- 1 c. (chá) de fermento em pó
- 1/2 c. (café) de canela
- açúcar em pó q.b.
Preparação:
- Comece por lavar e descascar as batatas, corte-as aos cubos e coloque-as a cozer num tacho com água. Depois de cozidas, escorra-as e reduza-as a puré. Reserve.
- Numa tigela misture bem o ovo com o açúcar e adicione a manteiga derretida. Depois junte o puré de batata, a canela e envolva bem todos os ingredientes.
- Para terminar adicione a farinha misturada com o fermento, previamente peneirada, e mexa bem até obter um preparado homogéneo.
- De seguida molde pequenas broas de massa com a ajuda de duas colheres chá ou utilize apenas uma colher e ajude com o dedo.
- Vá dispondo as broinhas num tabuleiro coberto com película antiaderente para forno ou com papel vegetal.
- Leve ao forno, pré-aquecido a 170ºC, cerca de 17 minutos.
- Quando estiverem cozidas retire do forno, deixe repousar uns minutos e depois coloque-as num prato ou travessa e polvilhe com açúcar em pó.
- Sirva-as com o café ou deixe-as por aí que elas vão desaparecer rapidamente!