Existe um lugar onde a natureza que nos envolve parece quase surreal, onde as pastagens são a perder de vista e onde se diz: existem “vacas felizes”.
É óbvio, estamos a falar dos Açores, onde é produzido o inestimável Queijo da Ilha, cujo mais famoso é o da Ilha de S. Jorge.
Nesta ilha, aproximadamente 80% da área é coberta por pastagens que alimentam anualmente cerca de 8000 vacas de leite. Desse leite obtém-se um queijo curado, de cor amarelada e pasta semi-dura com um gosto ligeiramente apimentado que faz as delícias dos muitos que apreciam queijo.
Verdadeiro ex-líbris dos Açores, o Queijo da Ilha tem cerca de 5 séculos de existência e apesar de toda a evolução que foi sofrendo ao longo dos anos mantém ainda hoje as características específicas que o clima e a vegetação das pastagens da ilha lhe proporcionaram.
Não existe uma ocasião específica para degustar este magnífico queijo, podemos servi-lo como entrada, como petisco, utilizá-o para fazer umas belas sandes e porque não para fazer um Bolo de Queijo da Ilha para alegrar o pequeno-almoço.
Ingredientes:
- 3 ovos XL
- 200g de açúcar
- 120g de manteiga
- 125ml de leite
- 300g de farinha
- 1 c. (sopa) de fermento
- 50g de queijo da ilha ralado
- manteiga q.b. para untar a forma
- farinha q.b. para polvilhar a forma
- açúcar em pó q.b.
Preparação:
- Bata os ovos com o açúcar. Depois junte a manteiga, previamente amolecida, e volte a bater. Depois adicione o queijo e o leite e continue a bater até estar bem misturado.
- Finalmente junte a farinha misturada com o fermento e previamente peneirada.
- Unte uma forma (com buraco e aprox. 22 cm) com manteiga e polvilhe-a com farinha, coloque dentro a massa e leve a cozer, em forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos. Faça o teste do palito no centro do bolo para confirmar a cozedura.
- Desligue o forno e deixe arrefecer 10 minutos antes de desenformar. Para terminar coloque o bolo num prato e polvilhe com açúcar em pó.