
Os bolos de massa sovada são um doce regional dos Açores. São feitos com maior frequência por altura da Páscoa e do Espírito Santo. São presença obrigatória em todas as funções realizadas de Maio em diante em todas as freguesias dos Açores.
As receitas de massa sovada variam de ilha para ilha, podendo ser mais ou menos condimentadas. No entanto, são sempre confecionadas à base de farinha, açúcar, leite e ovos. Estes bolos são distribuídos nos bodos de leite às crianças e dados a provar a todos os que se dirigirem aos impérios do Espírito Santo. Na gastronomia açoriana, acompanham pratos típicos. Na ilha Terceira serve de acompanhamento à Alcatra.
Comparativamente ao folar, os bolos de massa sovada são mais enriquecidos em ovos, açúcar e manteiga, tornando-se mais saborosos. O folar carateriza-se por ser uma massa menos doce e mais parecida ao pão de leite.
Ingredientes:
Para o fermento:
- 1 batata grande
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 125 g de farinha (aprox.)
- 20 g de fermento biológico
Para a massa:
- 1 kg de farinha de trigo
- 250 g de açúcar
- 250 g de manteiga
- 6 ovos
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- raspa de um limão pequeno
Preparação:
- Prepare o fermento de véspera.
- Nesse mesmo dia, coza as batatas com a pele, pele-as depois de cozidas e reduza-as a puré. Junte o ovo batido, o açúcar e o fermento diluído num pouco de água morna. Adicione farinha de trigo em quantidade suficiente para obter uma massa de consistência média. Abafe e deixe levedar durante a noite.
- Na manhã seguinte, peneire a farinha para um alguidar, juntamente com o açúcar e a canela. Faça uma cova no meio, onde deita os ovos, batendo-os sem misturar com a farinha. Junte a manteiga derretida (sem ferver) e, por fim, a massa de fermento.
- Amasse bem até a massa fazer bolhas e se soltar do alguidar. Tape em seguida, abafe e deixe levedar durante algumas horas.
- Quando a massa estiver lêveda, tire pedaços do tamanho em que desejar os bolos e molde-os. Coloque sobre toalhas empoadas com farinha e, depois de levedarem mais pouco, pincele com leite.
- Leve os bolos a cozer em forno forte.
- Dica não tradicional mas que acelera o levedar
- Colocar o alguidar com a massa dentro do automóvel estacionado ao sol.
- Depois de lêveda, molda-se a massa como se quiser, em bolos redondos maiores ou menores.
- Na ilha do Faial, a massa sovada vai a cozer em tabuleiros retangulares. Ficam uns bolos altos e grandes.
- Pincelam-se os bolos de massa sovada com leite.
- Vão a cozer em forno forte. (200 ºC)



