Ingredientes:
- Galo do campo ( um ou dois, conforme o tamanho )
- banha, azeite, margarina, colorau
- sal, pimenta
- Laranjas
- Batata d’areia pequena
- Esparregado
- coentros
Para o recheio:
- salsicha fresca
- pato desfiado
- pinhões
- azeitonas pretas descaroçadas
- castanhas
- manteiga
- cebola, salsa
- vinho do Porto
- aguardente velha
- béchamel ( opcional )
Confecção:
- Prepare o galo, limpando-o e lavando-o com aguardente.
- Agora tem dois caminhos : ou o leva a ferver em água temperada, com os miúdos, durante 45 minutos, retira-o, seca-o e coloca-o na assadeira, ou leva-o directamente para a assadeira.
- Qualquer que seja a opção, barre-o com uma massa, na qual misturou azeite, banha de porco preto, margarina, colorau, sal fino e pimenta branca.
- Se possível, deixe-o ficar barrado em cru de um dia para o outro, dentro do forno.
- Entretanto faça o recheio. Em tacho grande, ponha a alourar cebola picada em manteiga, á qual juntará o conteúdo das salsichas frescas, deixando refogar.
- Misturando sempre, vá adicinando os restantes ingredientes : as castanhas despeladas, semi-partidas, o pato desfiado, os pinhões, as azeitonas descaroçadas, a salsa picada, um copo de aguardente e um copo de vinho do Porto.
- Vá misturando, verificando a consistência. Se necessário, adicione molho béchamel, ao qual previamente adicionou gemas de ovos e noz moscada.
- Então comece o assado. Se pré cozeu o galo, rechei-o imediatamente; se não, leve-o assar durante uma hora, retire-o, rechei-o e leve novamente a assar ( esta assadura em dois tempos é necessária para que o galo coza por dentro ).
- Lembrar que, de início o deve assar em fogo forte, quando estiver tostado, baixe para fogo baixo. O tempo de assadura depende do tamanho do galo. Como prefiro assados em fogo lento, normalmente demoram mais tempo.
- Para não queimar, e refrescar, vá adicionado periódicamente ao assado, uma mistura de sumo de laranja com aguardente velha ( este é um dos segredos deste assado )
- Antes de servir só falta mais um preparo : o molho do assado. Quando retirar o galo da assadeira para trinchar, retire também todo o molho da assado para um tacho pequeno, leve-o a ferver com mais aguardente e vinho do porto ( opcional ), mexendo sempre e , se o quiser engrossar, junte-lhe um pouco de farinha dissolvida.
- Para acompanhar, sugiro batata d’areia, despelada, frita ou cozida durante cinco minutos, e colocada em assadeira no forno a assar com molho do assado, e esperragado ao qual junta coentros picados.
- NB: no caso de ter optado por pré cozer o galo, continua a cozedura dos miúdos do mesmo, e sirva, a anteceder, uma canja do galo.
Receita enviada por Margarida Mourão