Ingredientes e Modo de Confeção
- Lava-se o coelho com água temperada com sal e vinagre. Parte-se o coelho em pedaços.
- De véspera, coloca-se o coelho num alguidar. Faz-se um vinha d’alhos com bastante alho partido e cebola, massa malagueta, folhas de louro, colorau (pimentão doce), pimenta jamaica e pimenta branca, sal, sumo de um limão e o limão cortado em pedaços. Cobre-se a carne com vinho tinto e vinho branco de qualidade. Rega-se também com um pouco de cerveja.
- No próprio dia, faz-se um refogado em azeite com uma cebola grande. Adiciona-se tiras de bacon e chouriço às rodelas. Polvilha-se com Goya Açafrão (mistura de alho moído, pimenta e açafrão).
- Antes de se colocar o coelho numa assadeira para ir ao forno, coloca-se o coelho com o vinha d’alhos numa panela e dá-se uma fervura na carne.
- Retira-se da panela e coloca-se o coelho na assadeira. Põe-se o refogado com os fumados por cima. Envolve-se tudo.
- Coloca-se uma concha ou duas da água da fervura por cima do coelho antes de ir ao forno. Retifica-se os temperos provando o molho.
- Três ou quatro horas antes de se colocar o assado no forno, deve iniciar-se o aquecimento deste, colocando-se toros de lenha até o forno estar bem quente.
- Depois deve-se controlar a temperatura até o forno estar num ponto intermédio para se colocar a assadeira e começar a cozedura da carne. Deve assar lentamente.