As mousses querem-se cremosas e leves mas com a consistência certa. Ninguém quer uma mousse a escorrer da colher!!
Feitas normalmente a partir de ovos e/ou natas que se combinam das formas mais variadas com outros ingredientes, como o chocolate ou as frutas, as mousses podem ter diversos sabores e composições e devem servir-se frescas.
A primeira mousse de que temos conhecimento é a de chocolate. Sobremesa tradicional francesa que terá sido inventada no início do século XX por Toulouse-Lautrec, pintor pós-impressionista, que nos deixou um importantíssimo legado artístico e também a receita da Mousse de Chocolate a partir da qual foi fácil desenvolver outras variedades.
A Mousse de Manga, como nós a fazemos, não leva ovos, nem natas, sem farinha. É uma mousse simples, cremosa e com a consistência ideal para não cair da colher.
Enfim, é uma sobremesa fresca ideal para os dias de calor, e… para os outros também!!
Ingredientes:
- 1 lata de polpa de manga grande (850g)
- 1 lata de leite condensado
- 4 iogurtes naturais
- 160ml de leite gordo para hidratar a gelatina
- 18g de gelatina em pó
Preparação:
- Deite o leite condensado para uma tigela, junte os iogurtes e misture bem. Depois adicione a polpa de manga e envolva todos os ingredientes até a mistura estar homogénea.
- Num tachinho junte a gelatina e o leite, mexa e deixe repousar 5 a 10 minutos para a gelatina hidratar. De seguida leve ao lume, mexendo sempre, até a gelatina estar totalmente derretida.
- Deite a gelatina, em fio, no preparado anterior e mexa até estar bem envolvida.
- Para terminar coloque a Mousse de Manga em taças individuais ou numa taça grande e decore a gosto. Depois coloque no frigorífico até ao momento de servir.
- nota: deve manter-se no frio pelo menos 1 hora