A Paella, cuja existência remonta ao séc- XVIII, é um prato feito à base de arroz.
Prato típico da gastronomia Valenciana, teve as suas origens precisamente na zona dos arrozais junto ao lago “Albufeira de Valência”. A geografia desta região marcou as Paellas que aqui se confeccionavam pela utilização de ingredientes específicos desta zona como as enguias, os caracóis e o feijão verde.
Outrora este prato servia basicamente como uma refeição simples consumida pelas famílias no dia a dia e confeccionada apenas com os ingredientes disponíveis na horta Aos sábados, domingos e feriados tradicionais, quando se juntavam os amigos, procurava-se adicionar alguma carne ou peixe.
A Paella sofreu, ao longo do tempo, alterações significativas e foi-se modernizando. Hoje é popular em toda a Espanha e sem dúvida uma referência da gastronomia espanhola fazendo parte das ementas de todos os restaurantes do país é cozinhada com diferentes variações e ingredientes dependendo das regiões.
Existem várias Paellas como a L´arròs del Senyoret, a L’ empedrao, a Alicantina, Negra feita com a tinta dos chocos, a Marinera muito usual nas zonas costeiras e talvez a mais popular de todas, é essencialmente confeccionada com marisco, incluindo camarões, lagosta, lagostins, lavagante e ameijoas.
A mais comum é a Paella Mista, que predomina nos folhetos turísticos sobre Espanha e que mistura carne (frango e coelho) com mariscos e vegetais e é uma invenção recente.
Depois cá em casa temos a famosa Paella de Legumes que servimos como refeição vegetariana ou como complemento num almoço composto essencialmente por uma variedade de petiscos.
Ingredientes:
para uma paellera de 30 cm (4 pessoas)
- 1 cebola pequena
- 3 dentes de alho
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- 1/2 curgete
- 150g de cogumelos
- 1 cenoura
- 4 folhas de couve branca
- 3 c. (sopa) de ervilhas
- 1 chávena de arroz (para paella)
- 2 chávenas de água
- 1 c. (chá) de caldo de legumes por cada chávena de água
- 1/2 c. (café) de açafrão por cada chávena de água
- azeite q.b.
Preparação:
- Faça um refogado com azeite, a cebola picada, os alhos laminados, o pimento vermelho e o pimento verde cortados em tiras finas e pequenas, a curgete aos cubinhos pequenos, os cogumelos laminados, a cenoura aos quadradinhos, e a couve cortada em fitas curtas.
- Deixe os legumes cozinharem até começarem a amolecer. Depois junte o arroz e espere até que este fique translúcido.
- Entretanto, num tachinho, misture o caldo de legumes, o açafrão e as ervilhas com a água e ponha ao lume para ferver.
- Logo que o arroz esteja no ponto adicione este caldo a ferver e deixe cozinhar em lume baixo mais ou menos 16 minutos.
- Escolha o bico do fogão maior e vá rodando a paellera sobre este, puxando-a ligeiramente para a direita e depois para a esquerda de forma a que o arroz cozinhe todo por igual.
- nota: normalmente os bicos do fogão, mesmo o maior, não têm alcance para apanhar a totalidade da base da paellera. Assim, para que a cozedura seja toda por igual é necessário ir movimentando a paellera sobre o lume para que a cozedura seja uniforme
- No final do tempo, desligue o lume, tape a paellera com um pano e deixe descansar cerca de 7 minutos.
- A seguir retire o pano e a sua Paella de Legumes está pronta a servir!