
Ingredientes:
- 1 kg de maruca em postas
- 300 g de camarão cru, descascado
- 300 g de massa (conchas gigantes)
- 1 cebola picada
- 6 dentes de alho laminados
- 400 g de tomate frito ou tomate triturado
- 100 ml de polpa de tomate
- 150 ml de vinho branco
- 1 litro de caldo de peixe (feito com peles e espinhas)
- 1 folha de louro
- malagueta (opcional)
- 50 ml de azeite
- sal, pimenta preta e noz moscada q.b.
- salsa e coentros a gosto
Preparação:
Cozer o Peixe e Fazer o Caldo:
- Coloque um litro de água ao lume, tempere com um pouco de sal e assim que a água levantar fervura coloque as postas de maruca – têm de estar já descongeladas. Tape e assim que a água começar novamente a fervilhar, desligue o lume e deixe repousar durante 15 minutos.
- Passado esse tempo, retire as postas da água e limpe o peixe de peles e espinhas, tentando manter pedaços médios.
- Retorne as peles e espinhas à água da cozedura e deixe ferver durante 10 minutos. Coe o caldo e reponha água até ter 1 litro de caldo.
Fazer a Massada;
- Refogue a cebola em azeite num tacho, até ficar translúcida. Depois junte o alho e refogue mais um pouco até ganhar alguma cor.
- Junte o tomate frito, a polpa de tomate e o vinho branco. Tempere com um pouco de sal, pimenta-preta e noz-moscada moídas na hora, envolva bem e deixe fervilhar, ligeiramente destapado, durante 10 minutos.
- 10 minutos depois junte o caldo da cozedura do peixe e triture tudo muito bem com a varinha mágica. Prove o caldo e acerte temperos se necessário.
- Junte a folha de louro e a massa e cozinhe no tacho, ligeiramente destapado, durante o tempo indicado na embalagem da massa.
- 5 minutos antes do fim do tempo, envolva os pedaços de peixe, os camarões e rodelas de malagueta se gostar do caldo picante, deixe levantar fervura e cozinhe durante os 5 minutos finais, com o tacho ligeiramente destapado.
- Terminado o tempo desligue o lume e envolva um bom punhado de salsa e coentros picados.
- Deixe repousar uns instantes antes de servir.