
Considerada uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa, a Bôla de Carnes de Lamego, faz justiça á sua fama. Uma receita tradicional para um lanche simples e delicioso.
Experimente também a Bôla de Bacalhau ou a Bôla de Sardinhas de Lamego.
A história da Bôla de Lamego:
Foi em princípios do século XIX que a Bola de Lamego foi reconhecida pela sua tipicidade, mantendo-se a sua produção com esta receita original até aos nossos dias. Atualmente, também já se fabricam em pastelarias, embora o fabrico tradicional se mantenha mais em estabelecimentos que outrora foram tabernas e nas casas dos habitantes de Lamego.
A Bôla de Lamego é muito apreciada como merenda ou como aperitivo em jantares de festa e, sobretudo, na noite de S. João.
Ingredientes
- 1 kg farinha de trigo sem fermento
- 250 gr margarina
- 70 gr banha de porco ou azeite
- 50 gr fermento de padeiro
- 10 gr sal
- 2,5 dl água
- 1 ovo para pincelar
- 200 gr frango guisado e desfiado
- 200 gr carne de porco frita
- 50 gr paio fatiado
- 50 gr presunto fatiado
Preparação
-
Coloca-se a farinha de trigo e o sal num alguidar, faz-se um buraco ao meio e deita-se o fermento desfeito na água morna.
-
Amassa-se à mão, ficando em repouso até levedar. Nesta altura é novamente amassada com margarina e banha ou azeite.
-
Depois, divide-se a massa em duas partes que se estendem com o rolo, sendo uma delas para forrar um tabuleiro untado com margarina.
-
Enche-se de camadas alternadas com o frango desossado, a carne de porco frita e cortada aos bocadinhos, tirinhas de presunto e rodelas de paio, regando depois com algum molho do frango e a gordura da carne de porco.
-
Cobre-se com a outra parte da massa e unem-se as extremidades das duas massas com ovo batido.
-
Pincela-se tudo com ovo e leve a cozer em forno moderado.
-
Pode servir-se quente ou fria.



