
Ingredientes
- 500 g de bacalhau seco desfiado (couvete)
- 600g de batatas
- 200 g de caldo verde
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 liguiça de corrente
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.
- queijo ralado para polvilhar
Bechámel:
- 1 colher sopa de margarina
- 1 colher sopa de amido de milho
- 500 ml da água de cozedura do bacalhau
- 200 ml de natas
- sal, pimenta e noz moscada q.b.
Preparação
- Numa panela, com água a ferver, coza o bacalhau durante 10 minutos. Quando este estiver cozido desfie.
- Entretanto, noutra panela com água a ferver e temperada de sal coza o caldo verde, durante 5 minutos. Quando estiver cozido, escorre-se.
- Numa frigideira coloque metade dos dentes de alho e o chouriço cortado em cubinhos com o azeite. Deixe saltear um pouco e de seguida acrescente o caldo verde.
- Numa outra panela, refogue em azeite a cebola cortada em meia lua, os alhos picados e a folha de louro. Adicione o bacalhau e deixe refogar durante 5 minutos. No final, tempere com pimenta a gosto.
- Frite as batatas, cortadas em cubinhos, em óleo bem quente. Depois de fritas coloque-as num prato com papel absorvente, e reserve.
- Para fazer o bechamel, derreta a margarina num tachinho e de seguida adicione o amido de milho, mexendo sempre com uma vara de arames até ficar cozido.
- De seguida, vá acrescentado aos poucos a água da cozedura do bacalhau, mexendo sempre.
- Quando ficar um molho cremoso, desligue o lume e adicione as natas, tempere com pimenta e noz moscada, e sal caso seja necessário.
- Num tabuleiro, coloque primeiro as batatas fritas, de seguida o caldo verde com o chouriço, o bacalhau e por fim o bechámel com as natas. Polvilhe com queijo.
- Vai ao forno pré-aquecido nos 180ºC, até ficar douradinho por cima.



